Feira Nacional do Cavalo / S. Martinho - Golegâ
Será a 33ª edição da Feira Nacional do Cavalo e a 10.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano, mas a tradicional Feira de S. Martinho já vem do período medieval e consolidou-se em 1571, onde saborear a gostosa castanha assada e provar a àgua-pé deram origem ao célebre mote - "No S. Martinho, vai à adega e prova o vinho."Com entrada livre e um programa cultural diversificado, a Feira Nacional do Cavalo na Golegã abriu as portas a 7 de Novembro e decorre até ao próximo dia 16. Estima-se que a mais castiça das feiras do seu género deverá levar à Golegã mais de 500 mil visitantes.
Cavalos e muitos cavalos são o prato forte. A raça Lusitana é rainha. Ralis, raides, jogos equestres, campeonatos, maratona de carruagens e exibições são alguns dos muitos espectáculos que vão decorrer no certame. Visita Obrigatória !!!
Franca e castiça como nenhuma outra em Portugal, neste evento cruzam-se as mais genuínas tradições populares, ligadas a uma ruralidade ancestral que vai desaparecendo, com o melhor do mundo equestre.
Além das exibições de cavalos e provas desportivas, a Golegã tornou-se um ponto de encontro obrigatório para as melhores coudelarias e grandes criadores nacionais e internacionais. E se há exemplares puro-sangue montados por cavaleiros e amazonas trajados a rigor, há também assadores de castanhas espalhados pelo Largo do Arneiro, o centro nevrálgico da festa, e água-pé, muita água-pé nova para provar por estes dias.